terça-feira, 15 de março de 2011

Palestra 'O Preconceito face à Deficiência'

     No passado dia 3 de Março, no auditório da escola realizamos uma Palestra com o tema do nosso projecto “O preconceito face à Deficiência”, com a presença do Director do Externato Zazzo, Professor Baltasar Grilo, com a Psicóloga e Directora do CAO da Associação Almadense Rumo ao Futuro. Dr.ª Rita Prata e com um representante da Sociedade Almasã e pai de uma aluna do Externato Zazzo, Carlos Pessoa.
     A Palestra iniciou-se com uma breve apresentação do nosso projecto, escolha do tema, objectivos, público-alvo e actividades realizadas nas instituições que visitámos.
      A Dr.ª Rita Prata começou por nos dar a conhecer a Associação Rumo ao Futuro através de um PowerPoint que continha informações relativas à mesma, como o funcionamento, estrutura, clientes, actividades, etc.
      De seguida o Professor Baltasar Grilo começou por apresentar o trabalho realizado na instituição, também como todas as informações sobre a mesma. Explicou o significado de conceito e de preconceito e como esses se desenvolviam dentro de cada um de nós, de variadas formas.
     Posto isto passou-se à visualização de um vídeo referente à participação do Externato Zazzo no programa ‘Portugal no coração’ com o testemunho duma família cujo um elemento é portador de deficiência.
     Com isto o Sr.Carlos Pessoa, que é o pai da Daniela Pessoa, o elemento de se falou no programa, deu a sua opinião a cerca do que é para si a experiência de ser pai duma pessoa portadora de deficiência.
      Os alunos das turmas presentes colocaram questões pertinentes, as quais os nossos convidados responderam, com toda a sua sabedoria.
     O grupo acha que a Palestra correu bem, dado que a informação dada foi de extrema importância, não só para os trabalhos que os alunos realizam em Área e Projecto mas também para a formação como adultos responsáveis e conscientes que serão.

1 comentário:

  1. Muito bom Dri... Isto tem que ser discutido cada vez mais para formarmos uma sociedade menos preconceituosa. Bjos

    ResponderEliminar