terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1ª visita ao Externato Zazzo

1ª Visita ao Zazzo

Na nossa primeira visita ao Zazzo não sabia o que ia encontrar ao certo, sabia que era um externato que acolhia alunos com várias idades portadores de inúmeras deficiências, mas tive sempre aquele ‘friozinho’ na barriga de como iria ser… Será que íamos conseguir agir normalmente com eles? Será que eles iam reagir mal com a nossa presença? Seriamos bem-vindas ou umas intrusas?
Mal passámos o portão o meu coração começou a bater a mil à hora, entrámos e encaminharam-nos para a sala da direcção. Aguardámos lá uns minutos pelo director, e nesse tempo fomos abordadas por alguns alunos, ao inicio não sabíamos bem como reagir, mas essas ‘visitas’ dos alunos fizeram-nos sentir bem-vindas e um pouco mais à vontade.
Falamos durante uns minutos com o director, explicámos-lhe do que se tratava o nosso projecto, das nossas ideias, do externato… até que chegamos a um acordo: trabalhar directamente com o externato, dar um pouco do ‘mundo exterior’ àqueles alunos, que tanto mérito têm e que tanto merecem.
Visitámos a escola, e senti-me bem-vinda, houve uma rapariga que até me agarrou e elogiou, e em todas as salas fomos sempre bem recebidas, sempre com um sorriso nos lábios, o que nos fez sentir mais em ‘casa’.
Quando passamos para o piso inferior do externato o meu coração começou a ‘apertar’, vi pessoas com problemas que nunca tinha visto, e isso tocou-me bastante, a forma como eles se comportam e como vivem é impressionante, mas mesmo assim não parecem desistir, e as professoras estão lá sempre para os ajudar e para tentar que os seus dias sejam melhores.
A meu ver, é difícil entrarmos naquele espaço e não nos apaixonarmos pelo trabalho que está a ser feito, pelas pessoas que lá estão. Nas nossas visitas vamos não só ensinar, como aprender, uma coisa é certa, aprendemos que o amor, realmente, ‘desfaz a diferença’.





Margarida Leite
22 de Novembro de 2010

1 comentário:

  1. sem duvida,concordo consigo,,mas ainda existe mt.ignorancia....continuem o vosso trabalho....

    ResponderEliminar